O Blog ficará sem atualizações temporariamente. Desculpe.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Como enganar o seu corpo



Medo de agulha: Tussa.
Como se explica: Cientistas alemães descobriram que tossir durante uma injeção pode diminuir a dor provocada pela agulha. De acordo com os pesquisadores, isso causa aumento repentino e temporário na pressão exercida no peito e no canal da espinha, inibindo as estruturas condutoras da sensação de dor na medula espinhal. Mas essa inibição só vale no momento da picada. Há vários tipos de injeção: a intramuscular, que dói muito, e a intradérmica, que gera só a dor da picada. Só esta pode ser suprimida por outro estímulo.

Vontade de urinar: Pense em sexo.
Como se explica: Pensar em sexo mantém o cérebro ocupado, por isso o desconforto parecerá menor. Temos dois impulsos da urina. Quando a bexiga expande, gera um estímulo de urinar, chamado primeiro estímulo, que é suprimível. Agora há um segundo, que é quando a bexiga está com seu volume máximo suportável. Se for esse o caso, aí não adianta pensar em nada.

Coração acelerado: Assopre.
Como se explica: Para controlar o nervosismo que que antecede a entrevista de emprego ou o primeiro encontro, assopre bastante (num saquinho, no seu dedo ou em qualquer outro lugar). A estratégia funciona porque, quando sofremos uma grande descarga nervosa e não estamos em movimento, temos uma hiperventilação. Quando isso acontece, temos um aumento na concentração de oxigênio em um lugar chamado gás alveolar, que se localiza no alvéolo pulmonar (onde ocorrem as trocas de gases no pulmão). Quando respiramos dentro de um saquinho, por exemplo, o efeito é a diminuição da freqüência cardíaca, devido à redução do oxigênio no gás alveolar. Isso faz com que a freqüência cardíaca volte ao normal rapidamente, sem precisar de calmantes.

Dor de cabeça ao tomar gelado: Pressione sua língua contra o céu da boca.
Como se explica: Para evitar aquela dor de cabeça característica de quando se toma uma grande quantidade de sorvete muito rápido, pressione sua língua contra o céu da boca. Não é nenhum tipo de simpatia ou mandinga, como pode parecer. Como os nervos da região ficarão extremamente gelados, seu corpo irá pensar que seu cérebro também está congelando. Quanto mais pressão você aplicar no céu da boca, mais rápido a dor de cabeça irá diminuir.

A garganta arranha: Coce a orelha.
Como se explica:
Quando os nervos da orelha são estimulados, isso cria um reflexo na garganta, que causa um espasmo muscular. Esse espasmo alivia a coceira da garganta. Mas esse alívio varia de indivíduo para indivíduo e também depende do tipo de coceira. Por exemplo, o pigarrear do fumante é resultante da tentativa do organismo em manter a fisiologia da traquéia adequada, produzindo muco excessivo. Isso gera irritação, coceira e tosse. Essa coceira não irá melhorar nem esfregando a orelha com palha de aço.

Fonte de lugares copiados que se levavam ao fisiologista Renato Romani.

Imagem: http://www.yoga.pro.br

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário